Com o aumento de golpes telefônicos, muitos hesitam em atender números desconhecidos. No entanto, iPhones e smartphones Samsung Galaxy agora oferecem a capacidade de atender chamadas automaticamente, sem a necessidade de interação direta. O g1 testou essa funcionalidade para avaliar sua eficácia e a precisão da transcrição de texto.
A funcionalidade está disponível em todos os iPhones com iOS 16 (a versão mais recente) e em dispositivos Samsung Galaxy compatíveis com a Galaxy AI.
O sistema funciona de forma semelhante em ambos os aparelhos. Ao receber uma chamada, o smartphone verifica os contatos do usuário e aplicativos para identificar o número. Se o número for desconhecido ou estiver oculto, o atendimento automático é ativado.
Nos testes, foram simuladas três situações: um golpe bancário, um problema de entrega e uma emergência familiar. As chamadas foram feitas de um celular configurado para ocultar o número.
**iPhone:** O processo é totalmente automatizado. O usuário pode selecionar perguntas pré-definidas na tela e, se necessário, atender ou não à chamada. As chamadas são gravadas e armazenadas no correio de voz, facilitando o acesso e o gerenciamento das mensagens. A transcrição da voz foi precisa, com apenas pequenos erros.
**Samsung Galaxy:** O atendimento automático é mais personalizado. Ao receber uma chamada de um número desconhecido, o usuário tem duas opções: ‘Chamada por texto’ ou ‘Traduzir a ligação’ usando inteligência artificial. Na primeira opção, o robô assume a chamada automaticamente. Na segunda, o resultado é similar à tradução ao vivo usada pela Samsung em outras áreas do celular. Durante o atendimento, o usuário pode enviar questões pré-definidas. A transcrição foi um pouco menos precisa que a do iPhone e não é salva no aparelho, apenas o registro da chamada não atendida.
Ambas as opções são eficazes para evitar golpistas e chamadas indesejadas. Se o usuário decidir atender, basta tocar na tela.
A experiência de ligar para alguém que usa o atendimento automático é peculiar. Em vez de uma pessoa, o chamador é recebido por uma voz sintetizada. No iPhone, a mensagem é: ‘Olá. Se você disser seu nome e o motivo da ligação, poderei ver se esta pessoa está disponível’. Na Samsung, o aviso é mais humanizado: ‘Olá, estou usando um assistente de voz para converter a sua voz em texto e responder a você. Se quiser continuar, informe o motivo da sua ligação’.
Mesmo que o celular esteja no modo ‘não perturbe’, a chamada é encaminhada para o atendimento automático.
A lista de smartphones compatíveis inclui:
* iPhone 15
* iPhone 16
* iPhone Air
* Galaxy S25 FE
* Galaxy S25 Edge
* Galaxy A56