Usuários do WhatsApp têm recorrido às redes sociais para expressar frustração com o bloqueio de suas contas, sob a alegação de suspeita de spam. Os relatos indicam que o bloqueio ocorre imediatamente após o envio de mensagens, especialmente ao contatar números não salvos na agenda. As queixas surgiram a partir da última sexta-feira (7) e continuam a aumentar.
Alguns usuários relatam que perderam o acesso ao aplicativo ao enviar a primeira mensagem para um número desconhecido. O *g1* entrou em contato com a Meta, empresa proprietária do WhatsApp, para obter esclarecimentos sobre o caso, e aguarda um posicionamento.
Ao ser notificado do bloqueio, o usuário pode solicitar uma análise através da opção “Solicitar uma análise” exibida na tela de bloqueio, justificando o ocorrido e aguardando a resposta da empresa. As reclamações, encontradas em diversas línguas (português, inglês e espanhol) no X (antigo Twitter), indicam que o problema não se restringe ao Brasil.
Um usuário relatou: “O WhatsApp simplesmente me baniu por spam porque fui enviar meu documento para a clínica. Que loucura”. Outro questionou: “Como fui banido por spam por mandar uma única mensagem para alguém fora dos meus contatos?”. Ariel Liborio, em contato com o *g1*, compartilhou sua experiência: “Mandei mensagem para alguns contatos normalmente, mas, quando fui enviar para um número novo, que não estava salvo na agenda do celular, assim que escrevi um ‘oi’, minha conta foi desconectada”.
De acordo com Ariel, após o bloqueio, o aplicativo exibiu uma mensagem informando sobre a suspeita de spam. Ele solicitou a análise, mas inicialmente o WhatsApp informou que a conta permaneceria banida. Ariel perdeu o acesso ao app por volta das 15h da segunda-feira (10). Surpreendentemente, por volta das 21h do mesmo dia, o suporte do WhatsApp restaurou sua conta, obrigando-o a reconfigurar o aplicativo.
Este incidente levanta questões sobre os critérios de detecção de spam do WhatsApp e o impacto nos usuários que utilizam a plataforma para comunicação legítima.