Para celebrar o 35º aniversário do lançamento do Super Nintendo no Japão (onde era chamado de Super Famicom), o designer Gustavo Bonzanini criou uma homenagem que mistura moda e tecnologia dos anos 90. Os AIR SNES são uma versão altamente customizada do Nike Air Max 90, inspirados em outros tênis temáticos de jogos, como o ShoeBoys da Bull Airs, mas a criação de Bonzanini funciona como um console retrô funcional.
Dado o tamanho do Super Nintendo e dos cartuchos robustos que ele usava, Bonzanini decidiu não tentar diminuir e encolher os componentes eletrônicos do console para caber dentro de um tênis que ainda fosse usável. Em vez disso, optou pela emulação e usou um Raspberry Pi Zero W compacto. Ele tem poder de processamento mais do que suficiente para rodar jogos de SNES de 16 bits usando o emulador RetroPie, que Bonzanini personalizou para combinar com a aparência do tênis.
Mas você não encontrará o microcomputador escondido na sola do Air Max 90. Todos os componentes eletrônicos, incluindo uma bateria com capacidade para até 30 minutos de jogo, podem ser encontrados dentro da língua do tênis. O Raspberry Pi Zero W inclui uma porta Mini HDMI integrada, mas para “fazer o design parecer que poderia existir em 1990”, Bonzanini adicionou um pequeno conversor analógico para que o AIR SNES se conecte a uma TV usando cabos RCA retrô. Os tênis até funcionam com um gamepad SNES original, mas para minimizar a confusão de cabos, Bonzanini atualizou o controle usando um 8BitDo Mod Kit para que ele se conecte ao Raspberry Pi sem fio via Bluetooth.
Dado o crescente interesse pela nostalgia dos jogos retrô e pela cultura sneaker, não há dúvida de que Bonzanini poderia vender quantos pares de AIR SNES ele pudesse fazer. Mas, infelizmente, é apenas uma criação única, sem planos de comercializar o design.