O chatbot ChatGPT, da OpenAI, apresentou instabilidade na tarde desta terça-feira (2), com o pico de reclamações registrado às 16h26, atingindo 3.633 notificações no Brasil, de acordo com o Downdetector. A instabilidade também afetou usuários nos Estados Unidos, onde foram reportadas mais de 39 mil reclamações. O serviço começou a se normalizar por volta das 17h. Curiosamente, o Gemini, inteligência artificial do Google, e a Cloudflare, empresa de infraestrutura de internet, também registraram falhas no mesmo período. Não há confirmação se os problemas estão interligados.
O Downdetector registrou 154 notificações de falhas no Gemini e 160 na Cloudflare, ambos por volta das 16h40. Em novembro, uma falha na Cloudflare causou uma pane global que afetou plataformas como X (antigo Twitter) e o próprio ChatGPT. A empresa atribuiu a interrupção a um pico de tráfego incomum e a um arquivo de configuração gerado automaticamente para lidar com potenciais ataques de segurança.
A Cloudflare atua como intermediária entre sites e usuários, distribuindo conteúdo em servidores globais para acelerar o carregamento, reduzir custos e proteger contra ataques. Falhas em seus serviços podem impactar a acessibilidade de inúmeros sites que dependem de sua infraestrutura.
A OpenAI ainda não se pronunciou sobre a causa da instabilidade no ChatGPT. O g1 entrou em contato com a empresa para obter mais informações e aguarda retorno.