China Alerta para Formação de Bolha no Mercado de Robôs Humanoides

A principal agência de planejamento econômico da China alertou, na quinta-feira, para a possibilidade de formação de uma bolha no mercado de robôs humanoides. O alerta surge em meio a crescentes temores de que uma bolha em uma indústria relacionada – a de Inteligência Artificial (IA) – esteja prestes a estourar.

Em uma coletiva de imprensa, o porta-voz da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, Li Chao, afirmou que a indústria de robótica humanoide da China precisa equilibrar “a velocidade do crescimento com o risco de bolhas”. O investimento tem sido direcionado ao setor, apesar de existirem poucos casos de uso comprovados para os robôs, disse Li, arriscando uma inundação de modelos “altamente similares”, à medida que o financiamento para pesquisa e desenvolvimento diminui. Mais de 150 empresas de robótica humanoide estão operando na China, segundo Li, sendo que mais da metade são startups ou empresas de outros setores.

O aviso representa uma rara nota de cautela de Pequim para uma indústria que declarou vital para o futuro crescimento econômico. No início deste ano, a China designou a inteligência corporificada – a tecnologia por trás da robótica humanoide – como uma prioridade nacional.