O governo do Reino Unido, em colaboração com o National Cyber Security Centre, está investigando possíveis vulnerabilidades em ônibus elétricos fabricados na China. A investigação busca determinar se esses veículos podem ser acessados e desativados remotamente, em resposta a crescentes preocupações com ameaças cibernéticas. A iniciativa surge após a operadora norueguesa de transporte público Ruter identificar falhas de segurança nos sistemas de bordo da empresa chinesa Yutong, fornecedora de uma nova linha de ônibus utilizada em diversos países europeus, incluindo o Reino Unido.
A Ruter descobriu que a Yutong possui acesso direto ao sistema digital de cada ônibus, permitindo atualizações de software, gerenciamento de bateria e diagnósticos remotos. Especialistas em cibersegurança alertam para o risco de paralisação ou controle indevido dos veículos, caso o fabricante deseje, e para a possibilidade de cibercriminosos explorarem essas falhas.
A Pelican, importadora dos veículos Yutong, negou as alegações, afirmando que seus ônibus operam em conformidade com as certificações de segurança. Um porta-voz do Departamento de Transportes do Reino Unido declarou estar ciente da vulnerabilidade e colaborando com especialistas em cibersegurança para mitigar potenciais riscos. A Ruter assegurou que pode desconectar a rede elétrica dos ônibus removendo o cartão SIM, retomando o controle dos veículos em caso de necessidade.