Nesta terça-feira (3), a NVIDIA apresentou novidades em duas de suas principais áreas de atuação, durante a CES 2023. Os anúncios incluem os segmentos de Auto e Omniverse – o ambiente de metaverso desenvolvido pela empresa.
No primeiro, o destaque fica por conta da chegada do suporte ao GeForce Now em carros conectados. Já no segundo, está a abertura de portais do Omniverse para remixagem 3D e RTX. O TudoCelular acompanhou a conferência e conta os detalhes a você agora.

A plataforma de streaming de jogos em nuvem da NVIDIA agora passará a ficar disponível em carros compatíveis. A empresa fez uma parceria com a Hyundai Motor Group, para levar o recurso aos automóveis das marcas Hyundai, Kia e Genesis; BYD, com seus veículos de nova energia (NEV); e os carros elétricos da suíça Polestar.
A intenção da novidade consiste em expandir a experiência dentro do cockpit, por meio da união entre games e infotenimento. O GeForce Now entrega experiência completa de jogos de PC em tempo real, agora para o software automotivo.
A intenção é que o serviço seja utilizado com um passatempo durante o carregamento da bateria ou enquanto estacionado, para quem está na frente, ou durante uma viagem, para os passageiros do banco de trás.

Outra novidade da NVIDIA se trata da parceria estratégica com a Foxconn, para o desenvolvimento de plataformas para veículos automatizados e autônomos. As unidades de controle eletrônico (ECUs) serão baseadas no chip NVIDIA DRIVE Orin a nível global.
A fabricante de semicondutores já atua na produção de veículos elétricos equipados com ECUs bseados no Orin, além de sensores DRIVE Hyperion. Agora, este novo acordo permitirá atender à demanda da indústria por veículos inteligentes, bem como poderá agilizar o tempo de trabalho e reduzir custos.

A NVIDIA abriu inscrições para a participação no programa de acesso antecipado do NVIDIA Omniverse Avatar Cloud Engine (ACE). A iniciativa consiste em um grupo de microsserviços de IA nativos da nuvem, focado em criação e implementação de assistentes virtuais inteligentes e humanos digitais.
“Humanos digitais poderão ser utilizados para modelos e serviços de inteligência artificial baseados em cloud, possibilitando a melhor conectividade entre as pessoas. Para que essa conexão seja efetiva, avatares 3D, por exemplo, precisam ser altamente fiéis à realidade e o NVIDIA Omniverse ACE facilita a implementação dessa nova forma de interatividade.”
Marcio Aguiar
Diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para a América Latina
O programa de acesso antecipado inclui microsserviço de IA para animação em 3D e em 2D, além do destinado a texto em fala. O primeiro usa o IA generativo Onmiverse Audio2Face, ao usar o Unreal Engine e outras ferramentas de renderização para a criação de personagens, com animações faciais realistas por meio de um arquivo de áudio.
Já o segundo fará a animação mai facilitada de retratos 2D ou rostos humanos estililizados, através de transmissões de vídeo ao vivo. Para completar, o último aproveita o NVIDIA Riva TTS na sintetização da fala natural por meio de transcrições brutas, sem outros detalhes.
A participação da prévia do Omniverse ACE está disponível para desenvolvedores e equipes que criam avatares e assistentes virtuais.

Por fim, outro anúncio da NVIDIA consiste na expansão do Omniverse para receber melhorias do Blender e um novo conjunto de ferramentas – ainda experimentais – de IA generativas para artistas 3D.
O lançamento do Blender agora o torna disponível no inicializador do Omniverse e traz os recursos de Inteligência Artificial generativos 3D a todos os usuários. Há um novo painel para a transferência facilitada de chaves de formas e personagens manipulados.
Até então, era necessário um processo mais complexo na hora de recolocar a cabeça cortada de um personagem manipulado. A partir de agora, basta apenas apertar um botão do Omniverse Audio2Face.
“A IA já faz parte do nosso cotidiano e agora pode facilitar ainda mais a vida de diversos profissionais de design, engenharia, criativos e indústrias ao redor do mundo. As inovações da NVIDIA otimizam todo o processo de criação, o que ajuda a gerar mais tempo para áreas estratégica e criativa de diversos projetos.”
Marcio Aguiar
As ferramentas generativas de IA – Audio2Face, Audio2Gesture e Audio2Emotion – também terão atualizações de desempenho para simplificar a integração nos pipelines 3D de desenvolvedores e criadores.
O NVIDIA Canvas vai ser disponibilizado no Launcher – também liberado aos desenvolvedores – com mais funções para a criação de paisagens de 360 graus, enquanto o AI ToyBox de ferramentas experimentais inclui o Get3D para utilização dos próprios conjuntos de dados na criação de mundos virtuais 3D de maneira mais rápida.
Fonte: TudoCelular