A Nextel do Brasil está prestes a ser uma propriedade da América Movil, a gigante mexicana da indústria de telecom que já é dona da operadora Claro. Segundo anúncio feito pela própria empresa, já há um acordo firmado entre ela e as empresas responsáveis pela Nextel no país — NII Holdings, Inc. e AI Brazil Holdings B.V. O valor da negociação é de US$ 905 milhões (algo em torno de R$ 3,45 bilhões, na cotação do dólar comercial de 18 de março).
O negócio ainda não foi fechado pois depende de aprovação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). A América Móvil não afirma isso categoricamente, mas a divulgação dá a entender que as operações da Nextel serão usadas para reforçar o posicionamento da Claro como uma das líderes do setor brasileiro de telefonia.
A Nextel do Brasil oferece serviços de telecomunicação móvel para todo o país. Com esta transação, a Claro S.A. (“Claro”), uma subsidiária da América Móvil, vai consolidar a sua posição como uma das líderes na oferta de telecomunicações no Brasil, fortalecendo a sua capacidade de rede, espectro e portfólio de produtos, base de assinantes, cobertura e qualidade, particularmente nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, os principais mercados do setor no Brasil”, diz a divulgação.
Não foi informado um prazo para o fechamento definitivo do negócio. Até o momento, Claro e Nextel não se manifestaram quanto à transação.
Fonte: Canaltech