Google Duplex chega ao iPhone e a mais Androids para imitar humano ao telefone

Você se lembra do Duplex, tecnologia que faz o Google Assistente parecer um humano ao telefone? O recurso estava disponível apenas em celulares Pixel, mas agora pode ser usado em iPhones e em qualquer aparelho rodando Android 5.0 Lollipop ou superior. Ele é impressionante, mas continua restrito aos EUA.

É possível usar o Google Duplex para reservar mesa em um restaurante, ou para confirmar o horário de funcionamento de uma empresa.

Por exemplo, você abre o Google Assistente e diz: “reserve uma mesa para quatro pessoas no [restaurante] amanhã à noite”. Ele liga para o estabelecimento para fazer a reserva; se der tudo certo, ele emite uma notificação no celular e cria automaticamente um evento na agenda.

Isso está disponível em 43 estados dos EUA, mas seguia restrito ao Pixel 1, 2, 3 e suas variantes XL. Não mais: o Google atualizou seu artigo de suporte para incluir “dispositivos Android com versão 5.0 ou superior e iPhones com Google Assistente instalado”. (O app do Assistente requer iOS 10 ou superior).

Empresas podem bloquear chamadas do Google Duplex

Vale lembrar que o Duplex não consegue ligar para todo estabelecimento. Em primeiro lugar, ele segue restrito a reservas de restaurante e consulta de horários de funcionamento — você não poderá cancelar sua assinatura de TV a cabo dessa forma, por exemplo.

Além disso, a empresa pode optar por não receber chamadas do Duplex. Isso é feito atualizando o perfil do Google Meu Negócio, ou dizendo “por favor, pare de ligar para minha empresa” ao receber uma dessas ligações.

A tecnologia Duplex também vem sendo utilizada para conversar com telemarketing e filtrar ligações de spam. O app Telefone detecta que o número é suspeito de spam e oferece a opção Filtrar Chamada. Então, o Google Assistente atende a chamada e transcreve o que a outra pessoa disser. O recurso Call Screen está disponível nos EUA para o Pixel 2, 2 XL, 3 e 3 XL.

Modificado de: Tecnoblog