Horizon Chase Turbo é o lançamento do estúdio brasileiro Aquiris que visa agradar quem gosta de títulos clássicos de corrida “arcade” (isto é, sem simulação) e uma diversão mais direta. O game foi lançado no PC (download via Steam) e PS4, também em versão em disco, a propósito. Sua principal inspiração é Top Gear, clássico jogo do Super Nintendo (SNES), mantendo boa parte de suas ideias de design, trilha sonora e até jogabilidade simplificada. Entenda suas semelhanças e como um trabalha o legado do outro:
Jogabilidade
Como citamos no início, a jogabilidade de Horizon Chase Turbo e Top Gear são incrivelmente similares. Você move o veículo apenas para os lados, para desviar de outros carros na pista, fazer ultrapassagens, curvas ou coletar itens, como gasolina e moedas que vão servir para desbloquear novos veículos.
Em Top Gear, tudo funcionava de maneira similar. A jogabilidade era favorecida pelo cenário, que também era simples. O próprio design, que move as pistas, e não o carro, é uma forma de deixar a experiência centrada no que importa, que é a velocidade, algo replicado em Horizon Chase Turbo.
Acessibilidade
Em termos de plataformas, não há como comparar. Top Gear era um jogo exclusivo do Super Nintendo, apesar de termos games com nomes similares em outras plataformas. Horizon Chase começou sua “carreira” nos celulares, mas hoje ganhou mais expressão, por meio de consoles e PC.
A versão PC e de PS4 de Horizon Chase Turbo é recheada de extras, o que é sempre bom. Já quem comprou o primeiro game, tem um motivo extra para comprar de novo, agora para conferir as novidades.
Gráficos
É impossível comparar títulos de duas plataformas tão distantes. Enquanto Horizon Chase Turbo teve versão até mesmo para PS4, um console bem moderno, em 2018, Top Gear saiu apenas no Super Nintendo, na década de 90.
Contudo, é possível analisar de maneira interessante o estilo gráfico dos dois jogos, que se parecem muito, de maneira proposital. A Aquiris nunca escondeu suas inspirações e, inclusive, diz isso na página oficial do game no Steam. Em termos gráficos, ele é muito mais bonito, mas todo o design que inspira a característica de “legado” é algo a se notar.
Trilha sonora
E, por falar em “legado”, a trilha sonora de Horizon Chase Turbo talvez seja o ponto que mais se volta para a versão, em termos de inspiração no clássico. É que o estúdio contratou Barry Leitch, que foi ninguém menos que o compositor do “game original”.
Leitch não fez apenas a trilha de Top Gear, com aquela música clássica, que toca na nossa cabeça, assim que nos lembramos de sua existência. Ele também é o autor de trilhas em jogos como Rush e Lotus Turbo Challenge, todos de corrida. A experiência de sua obra traz ainda mais o conceito de legado para Horizon Chase Turbo.
Conclusão
Em Horizon Chase Turbo, quem é da nostalgia vai se divertir. Quem está chegando agora, também. A Aquiris aproveitou o legado de Top Gear de maneira única e criou um produto que pode ser usado e apreciado por todas as idades, sem barreiras.
Fonte: TechTudo