Jack Ma se aposenta e deixa cadeira de presidente do Alibaba

Cumprindo uma decisão corporativa tomada há cerca de um ano, Jack Ma se aposentou do Alibaba nesta terça-feira (10). O fundador e ex-CEO da gigante do e-commerce entregou o cargo de presidente ao atual CEO da companhia, Daniel Zhang, mas continuará com um papel representativo até a próxima reunião de diretores e acionistas, em 2021.

Ma também continuará como membro vitalício do Alibaba Partners, um grupo de parceiros que deriva dos executivos de cargo sênior da empresa, tendo a capacidade de indicar e, em alguns casos, nomear membros do comitê de direção da companhia. No ano passado, o executivo havia dito que a transição deveria ser gradual: “Uma coisa que posso dizer é: o Alibaba nunca foi para o Jack Ma, mas Jack Ma sempre pertencerá ao Alibaba”.

Um fato interessante é que o dia 10 de setembro, na China, é o Dia dos Professores. A escolha de Jack Ma para se retirar em definitivo da empresa nesta data não é à toa: antes do Alibaba, ele trabalhava como professor de inglês. Ma deixou a posição de CEO em 2013, sendo sucedido por Johnathan Lu. Este deixou o cargo em 2015, indicando Daniel Zhang para a posição.

Atualmente, o Alibaba vê suas atividades desacelerarem devido à entrada de novos players no mercado do e-commerce chinês. No Brasil, a rede Aliexpress, pertencente à empresa, abriu uma loja física no último dia 6, no shopping Mueller, em Curitiba.

Jack Ma fundou e liderou o Alibaba até 2013: em 10 de setembro de 2019, ele oficializou sua aposentadoria e saída da cadeira de presidente da companhia

Fonte: Canaltech