Menos de um mês depois de seu anúncio nos EUA, o Nest Mini também está chegando ao Brasil. A Google anunciou que seu alto-falante inteligente chega nesta terça-feira (12) às lojas do país, custando R$ 349 e com direito a assistente de voz falando nosso idioma e dando acesso a todos os recursos do dispositivo, exatamente como acontece nos smartphones.
No anúncio, o Google ressaltou o tamanho compacto do aparelho, que tem menos de 10 cm de diâmetro e pesa 200 gramas. Isso, entretanto, não significa que o dispositivo tem baixa capacidade sonora, muito pelo contrário, com o poder de áudio de uma caixinha tão pequena sendo, justamente, o que a empresa aponta como diferencial de seu produto em relação à concorrência. A promessa é de graves duas vezes mais fortes que os da versão anterior e um áudio consistente e sem distorções, mesmo nos volumes mais altos.
Outro destaque do aparelho é a integração com sistemas de automação doméstica. Não poderia ser diferente de um aparelho que marca a integração do Google com a Nest, sua marca dedicada ao segmento, com o Mini sendo capaz de se integrar completamente a plataformas domésticas e realizando todas as tarefas por meio do controle de voz, desde reproduzir um conteúdo na televisão até ativar luzes, ligar o aspirador de pó ou controlar a temperatura.
De acordo com a fabricante, no Brasil, já existe mais de uma centena de dispositivos que possuem compatibilidade com o Google Assistente, pelas mãos de marcas como Sony, TCL, Positivo, LG e iRobot. E a ideia é que esse rol de equipamentos aumente cada vez mais na medida em que novos produtos cheguem ao mercado, com o usuário do Nest Mini já pronto para utilizar o ambiente conectado.
O controle doméstico funciona mesmo fora de casa, por meio do aplicativo do assistente de voz para smartphones. E quem tiver mais de um Nest Mini, ou outros alto-falantes inteligentes conectados com a mesma tecnologia, pode criar um sistema de áudio que leva em conta diferentes cômodos e é capaz de levar o som de um ambiente para o outro, ao gosto do usuário.
A Google ressalta, ainda, o suporte de seu assistente de voz a regionalismos, sotaques e expressões idiomáticas, bem como sua fabricação 100% sustentável, com o dispositivo tendo sido produzido a partir da reciclagem de garrafas pet.
Fora isso, a empresa trabalha para que a plataforma entenda nomes de marcas, artistas ou conteúdo, permitindo que os usuários tenham acesso às músicas e álbuns favoritos com um único comando. Também entram nessa onda os portais de notícia parceiros do Google, como o Canaltech, que têm suas notícias lidas pelo Google Assistente a partir do comando do usuário.
O Nest Mini estará à venda nos principais varejistas do Brasil, tanto online quanto em lojas físicas, já a partir de hoje. Neste lançamento, os usuários poderão escolher entre duas cores: preta, chamada de carvão; e branca, batizada pela fabricante como “giz”. Quem quiser experimentar o produto e comprá-lo com desconto de pelo menos 10%, pode ir, a partir desta terça-feira (12) até a segunda semana de dezembro, à loja conectada montada pelo Google no shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo (SP).
Fonte: Canaltech