Sony e Microsoft anunciam parceria em games e serviços de nuvem

A Microsoft e a Sony anunciaram nesta quinta-feira (16) planos para uma parceria estratégica em games e serviços de nuvem. Embora não se mencione as marcas Xbox e PlayStation, o anúncio sugere que a parceria se concentrará em plataformas de entretenimento para consumidores.

A parceria incluirá o compartilhamento de tecnologia e informações, bem como infraestruturas compartilhadas para algumas iniciativas. Especificamente, o acordo diz que as empresas desenvolverão conjuntamente soluções em nuvem usando o Microsoft Azure e ainda trabalharão em semicondutores e inteligência artificial.

Com a parceria, a Sony também passará a usar o Microsoft Azure para seus próprios serviços de jogos e streaming de conteúdo, incluindo um esforço para criar ferramentas melhores para os criadores de conteúdo.

Presidente e CEO da Sony, Kenichiro Yoshida, com Satya Nadella, CEO da Microsoft (Foto: Divulgação)

“O próprio PlayStation surgiu através da integração de criatividade e tecnologia”, disse o presidente da Sony, Kenichiro Yoshida, em comunicado. “Nossa missão é evoluir continuamente a plataforma para que ela possa continuar a oferecer as melhores e mais imersivas experiências de entretenimento, juntamente com um ambiente de nuvem que garante a melhor experiência possível, a qualquer hora e em qualquer lugar. Por muitos anos, a Microsoft tem sido um parceiro de negócios para nós, embora, é claro, as duas empresas também estejam competindo em algumas áreas”.

Já o CEO da Microsoft, Satya Nadella, disse que a parceria une “o poder do Azure e do Azure AI à Sony para oferecer novos jogos e experiências de entretenimento para os clientes”. De acordo com o CEO da Sony, o desenvolvimento conjunto de soluções em nuvem “contribuirá muito para o avanço do conteúdo interativo”.

A menção das soluções em nuvem da Microsoft para jogos acontece no momento em que a empresa planeja sua própria plataforma de streaming, a xCloud, que concorrerá diretamente com o Google Stadia. Ainda não está claro como isso pode afetar a plataforma de streaming da PlayStation, o PlayStation Now.

No Twitter, o chefe do Xbox, Phil Spencer, enfatizou a parceria e disse estar empolgado com a chance de “perseguir nossas ambições mútuas para games e encantar jogadores ao redor do mundo”.

Como a parceria acaba de ser anunciada, Microsoft e Sony ainda devem demorar um tempo para anunciar novidades.

Fonte: Canaltech